Cidades
18/05/2013

Abuso ou exploração sexual?


Tanto o abuso quanto a exploração sexual de crianças e adolescentes fazem parte de um conjunto de condutas exercidas, com ou sem consentimento das vítimas, por uma pessoa maior de idade, que utiliza seu poder ou autoridade para a obtenção de favores ou vantagens sexuais.
No caso do abuso, pode se manifestar dentro ou fora da família e acontece pela utilização do corpo de um menino ou menina para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física. Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também constituem características desse tipo de crime.
Já a exploração consiste na utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, como o comércio do sexo, a pornografia infantil e a exibição em espetáculos sexuais. Esse tipo de violação inclui também qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade físico-sexual entre a vítima e o explorador.
Fonte: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Guia de referência para a cobertura jornalística (Andi, 2007)
Notícias relacionadas
Outras notícias desta editoria
PUBLICIDADE