Folha 2
23/09/2012 -- 00h00

Outro ângulo

Conhecido por programas esportivos, Tiago Leifert se surpreende à frente do reality musical ''The Voice Brasil''

Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z
Tiago Leifert: ''Quando a gente trabalha com a realidade, as coisas saem dos trilhos, se transformam, a verdade comove''
O esporte sempre esteve no foco de Tiago Leifert. Famoso por seu modo de apresentar despojado e cheio de ''gracinhas'', o atual apresentador e editor-chefe da edição paulista do ''Globo Esporte'' nunca conseguiu se enxergar fora do campo esportivo. Por isso, encara com surpresa a escolha de seu nome para comandar o ''The Voice Brasil'', reality show musical que estreia hoje na Globo. ''Estava de férias quando fui convidado. Meu chefe do departamento de jornalismo me mandou um e-mail dizendo que precisava falar comigo. Achei que era alguma bronca!'', diverte-se o apresentador paulista, de 32 anos.

O formato do programa não é novidade para ele. Baseado em uma competição de canto criada pela produtora alemã Endemol, a franquia ''The Voice'' já foi adaptada para diversos países. Uma das mais bem-sucedidas adaptações, inclusive, é a norte-americana - cuja primeira temporada foi exibida no Brasil pelo canal pago Sony, no ano passado -, da qual Tiago virou fã e que serve de parâmetro para a versão nacional. ''O mais legal é que o 'The Voice Brasil' não é um programa de calouros. Nada contra os calouros (risos), mas todos os participantes já têm nível profissional'', valoriza.

No roteiro do programa, que faz teste às escuras, julgando o candidato apenas pela voz, cabe a Tiago saber a história do competidor, conversar com a família que o acompanha e encaminhá-lo até o diversificado time de jurados, composto por Claudia Leitte, Daniel, Carlinhos Brown e Lulu Santos. Enquanto o quarteto só pode ouvir o canto dos participantes, o apresentador acompanha a performance na íntegra pelos telões espalhados na sala de espera e sofre junto com os familiares. ''É impossível não se envolver e torcer. Vi candidatos muito bons que não foram selecionados. Fico na minha, pois não é minha função opinar sobre as escolhas dos jurados'', explica.

Por seu jeito bem humorado, Tiago já deixa claro que seu modo de conduzir o ''reality'' será bem diferente do que faz o apresentador Carson Daly, famoso pela sobriedade no comando do programa exibido nos Estados Unidos. ''Ele é exatamente o oposto de mim. Sério e preciso, duas coisas que não fazem parte da minha personalidade'', brinca Tiago, que chegou a se emocionar de verdade durante a gravação das primeiras audições. ''É claro que existe um roteiro a ser seguido. Mas, quando a gente trabalha com a realidade, as coisas saem dos trilhos, se transformam, a verdade comove'', analisa.

Mesmo entusiasmado com a experiência em ''The Voice Brasil'', o apresentador descarta qualquer possibilidade de se afastar da área esportiva, na qual vem desenvolvendo uma linha totalmente particular desde sua estreia na Globo, em 2006, com um quadro sobre ''games'' no ''Esporte Espetacular''. ''Estou apenas emprestado. Os próximos anos serão muito frutíferos para o esporte no Brasil, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Quero muito fazer parte disso'', assume Tiago, que segue como apresentador da competição musical até dezembro.

Paralelamente, ele ainda ajuda no diário ''Globo Esporte'', mas sem tanto afinco. ''Não dá tempo de fechar as matérias ou apresentar. Mas dou algumas ideias e faço reportagens pequenas'', pontua o apresentador, que entre as inúmeras diferenças entre os dois programas, está adorando o ritmo mais tranquilo de trabalho do ''The Voice Brasil'', totalmente produzido nos estúdios da Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro. ''O 'Globo Esporte' tem aquele frenesi diário. Por isso, gravar o reality com calma e apenas três dias por semana me tirou da rotina, é um outro clima'', comemora.

Serviço:

- The Voice Brasil - Estreia hoje, às 14h20, na Globo
Geraldo Bessa
TV Press
Outras notícias desta editoria
Comentários
Comente esta notícia
É necessário que você esteja logado, clique aqui para se cadastrar ou logar
 
PUBLICIDADE